Tomar:
A cidade de Tomar convida a um passeio pelas margens do Rio Nabão; uma bebida, numa das ruas e praças, com fachadas de azulejos ou Arte Nova; ou ainda, um passeio pela medieval Judiaria.
Mas o que mais pulsa nesta cidade é a herança dos Templários. Será no Convento de Cristo que encontraremos as preciosidades da Ordem dos Templários – como a Igreja Templária, de formato octogonal designada por “Charola”; memórias da Ordem de Cristo; da era henriquina; no seu expoente máximo, a Arte Manuelina; a especificidade da arquitetura renascentista portuguesa e, ainda, os traços maneiristas e barrocos deste conjunto arquitetónico.
O Convento da Ordem de Cristo e o Castelo Templário formam um conjunto monumental único.
Foi classificado pela UNESCO como Património Mundial em 1983.
Agora escolha: Grutas de Mira d’Aire ou Batalha
Opções:
opção 1: Grutas Mira d’Aire
Aproximadamente a uma hora de Lisboa temos uma das Sete Maravilhas de Portugal – as Grutas de Mira de Aire, inseridas no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros.
As formações geológicas disponíveis para visita têm cerca de 150 milhões de anos e mostram-se, numa extensão de 11 km.
Entre estalactites e estalagmites, várias galerias deixam o visitante inebriado, tais como: “Fonte das Pérolas”, as “Galerias do Polvo”, o “Órgão”, e o “Rio Negro”.
Faça uma visita às profundezas das Serras de Aire e Candeeiros.
Opção 2: Batalha
Na vila da Batalha encontrará um dos mais belos monumentos portugueses – o Mosteiro de Santa Maria da Vitória.
Este Mosteiro também é popularmente conhecido como Mosteiro da Batalha aludindo à determinante Batalha de Aljubarrota, entre o Reino de Portugal e Castela, 1385, da qual Portugal saiu vitorioso e com uma consolidada independência da Espanha, dos nossos dias.
Um magnífico edifício que se apresenta como um autêntico passaporte para viajar no tempo: desde a Idade Média, ao tempo das Descobertas Marítimas.
Tenha a certeza de que esta obra-prima do Gótico e do rendilhado de pedra, Manuelino – ensaiado, neste lugar, pela primeira vez, em Portugal vai surpreendê-lo.
Classificado pela UNESCO, em 1983.
Fátima:
O Santuário de Fátima é um dos Santuários Marianos mais acarinhados do mundo.
Neste espaço, inundado de luz e serenidade, cruzam-se milhões de pessoas de diferentes culturas. Umas convivem sob o mesmo credo. Outras, visitam curiosas. Outras, ainda, dizem encontrar paz. Milhões de pessoas visitam Fátima, todos os anos. Saiba o porquê!
Conheça o Portugal do início do século XX e a história de vida de três crianças – Lúcia, Francisco e Jacinta – que levaram milhares de portugueses ao lugar da Cova da Iria, a 13 de outubro de 1917 – na expectativa de poder confirmar as visões do Anjo ou de Nossa Senhora do Rosário, que estes três pastorinhos afirmaram ter.
Conheça os espaços das aparições e de oração do Santuário de Fátima [Basílica de Nossa Senhora do Rosário, Igreja da Santíssima Trindade, a Capelinha das Aparições].
Visite os locais de aparição de Nossa Senhora do Rosário e do Anjo da Paz; as casas de família dos três pastorinhos, no lugar de Aljustrel; o Calvário dos Húngaros e a Igreja de Santo Estevão, em Valinhos; a Igreja Paroquial de Fátima que conserva a pia batismal dos videntes de Fátima.











